Articulista
Amaury Jr
Flash
Amaury Jr

Jornalista e apresentador de televisão.

30/03/2017
Tiago Rocha fala sobre os piores alimentos do mundo
O pesquisador lista os alimentos que devem ser cortados da dieta para não se ter câncer, problemas de colesterol, triglicerídeos e diabetes
foto: Reprodução Youtube

Tiago Rocha é naturologista, cientista alimentar, especialista em medicina natural, escritor e palestrante. Seu principal tema de estudo é a sua tese sobre os piores e os melhores alimentos do mundo. O assunto virou tema do seu livro, chamado Curas Extraordinárias e é bastante polêmico. Veja a entrevista.

Que doenças a alimentação pode trazer?
Em nenhum momento da história comemos alimentos tão perigosos. E não vim falar de alimentos que fazem mal, mas daqueles que matam. Falarei dos piores do mundo, para as pessoas entenderem que podem ter saúde se conseguirem abandonar esses alimentos.

Quais são eles?
São os cancerígenos, os enfartadores e os relacionados ao diabetes, as três doenças que mais matam no mundo. Um dos que mais matam em relação a câncer é uma substância chamada acroleína. Quando aqueço o óleo de cozinha a 150º C ele gera a acroleína, que é a mesma substância que sai do escampamento dos carros. Ela destrói as fibras elásticas, faz com que se envelheça 20 anos mais cedo e é a substância mais cancerígena do mundo. O alimento que mais tem acroleína é a batata frita.

Até o óleo de coco?
Não, esse é o melhor óleo do mundo.

Vale para o pastel também?
Vale para o pastel, coxinha. As pessoas podem pensar: eu comi batatas fritas e não tive câncer. É porque existe a defesa do corpo. A proteína que previne o câncer é a B53. Quando o sangue aumenta em acidez, essa proteína faz com que a célula se mate. O termo científico para isso é apoptose. Se ela não agir, se você estiver com a imunidade baixa, você vai ter tumor.

Qual o segundo alimento que mais mata?
O refrigerante. Ele chega a ser 100 mil vezes mais ácido do que o sangue humano. Se você tomar um copo de refrigerante, precisa de 30 copos de água para deixar seu sangue equilibrado novamente. O refrigerante diet é 18 vezes pior do que o refrigerante, porque, além de câncer, causa o mal de Alzheimer, por causa do aspartame.

E qual o melhor adoçante?
O melhor adoçante é a stévia. E o melhor açúcar do mundo é o mascavo. O refinado nunca devemos usar.

E o alimento número três?
A substância mais enfartadora do mundo, a que tem mais gordura hidrogenada, é a margarina. A gordura hidrogenada plastifica a gordura do coração e os vasos sanguíneos e ele não consegue pulsar. Temos outros alimentos com gordura hidrogenada, como o requeijão, que é um dos queijos mais enfartadores, mas o "batizado" com gordura hidrogenada, amido de milho e uma droga chamada diacetil, que causa lesão cerebral.

E qual o melhor?
O melhor alimento do mundo é a banana verde. Ela possui triptofano, um aminoácido que produz duas substâncias. A melatonina, o hormônio do sono, e a serotonina, o hormônio da alegria. Até 2020, a doença que mais vai matar no mundo é a depressão, pois a mente enfraquece por falta de vitamina.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2017
Feliz Vida Nova